Páginas

0

OUTUBRO ROSA PET por Dra.Gabriela Liguori!

Já que estamos na campanha conhecida nacionalmente como outubro rosa, a campanha de prevenção ao câncer de mama, vale a pena também se atentar para o fato de que nossos pets também são vítimas dessa doença, então porque não incluirmos nossas amadas cachorrinhas na campanha do outubro rosa??


O texto é da Médica Veterinária  e uma grande amiga dos bichinhos na causa animal Dra Gabriela Liguori, proprietária da Clinica Late e Mia, com endereço na Rua Cruz das Almas, n 308, barbacena MG.


 
Outubro Rosa Pet;
Estamos no “outubro rosa” que é o movimento popular celebrado em todo mundo para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Pensando nisso foi criado um movimento denominado “outubro rosa pet” para alertar aos proprietários sobre o câncer de mama nos pets. A proposta do Outubro Rosa Pet é mostrar a importância dos exames de prevenção, assim como nas mulheres.  
O câncer é uma doença que atinge, principalmente, animais de estimação e pode ser desenvolvida por alguns fatores, como a idade avançada e ingestão de medicamentos hormonais (os famosos anticoncepcionais).
Normalmente, a doença atinge animais mais velhos e que não foram castrados ou que foram castrados após diversos cios.
A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.
A importância dos exames também é fundamental. Uma dica é sempre apalpar a barriga dos animais e observar as mamas. Caso algum nódulo seja observado, é preciso procurar um médico veterinário. Assim como em humanos, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura.
Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

O BLOG CAROL NUNES APOIA ESSA CAMPANHA
FIQUE ATENTO!! PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO



0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página